Outros

ROLIM na COP26

Começou no dia 31 de outubro de 2021, na cidade de Glasgow (Escócia), a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26). Conforme já tratamos em informativo, trata-se atualmente do evento mais importante no mundo considerando a urgência das medidas a serem tomadas.

No centro da COP26 estarão as negociações envolvendo as 197 Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas.

Sob a liderança do Reino Unido, os membros precisam chegar a um acordo sobre um resultado abrangente, ambicioso e equilibrado, que leve adiante ações climáticas coordenadas e resolva questões-chave relacionadas à Convenção, ao Protocolo de Quioto e ao Acordo de Paris.

Em breve síntese, as negociações precisam acelerar três grandes objetivos: (i) compromisso com redução das emissões de gases de efeito estufa; (ii) fortalecimento de ações de adaptação e resiliência; e (iii) ampliação do financiamento climático. Isso precisa ocorrer priorizando proteção e recuperação do meio ambiente, o primado da ciência e da inclusão. Justiça climática está cada vez mais no centro das decisões.

Muita coisa ficou pendente da COP24, em Katowice (Polônia), e da COP25, em Madrid (Espanha). Em ambos os eventos o ROLIM esteve presente e pode testemunhar as dificuldades nas negociações.

Os países terão como objetivo finalizar o chamado “Livro de Regras do Acordo de Paris”, que envolve as regras necessárias para implementar o Acordo e concluir questões pendentes, dentre as quais destacamos: (i) conclusão das negociações para um mercado de carbono global; (ii) estruturação de regras para reporte das ações climáticas pelos membros; (iii) definição de cronograma comum para compromissos de redução de emissões; considerando inclusive novas metas conforme relatórios científicos mais recentes; (iv) ampliação de medidas de adaptação às mudanças climáticas; (v) detalhamento do sistema de perdas e danos climáticos; (vi) definição de meios e nova meta para o financiamento global do clima; (vi) promoção de ações climáticas justas e inclusivas.

ROLIM estará presente em Glasgow e vários desses temas serão abordados pelo nosso time. Na quarta-feira, dia 03, por exemplo, falaremos especificamente sobre financiamento climático e adaptação e ambições empresariais para combater as mudanças climáticas. Acompanhem a agenda nas nossas redes sociais.

A participação do ROLIM na COP 26 é mais uma demonstração de que nosso time está conectado com os temas mais relevantes. Além das negociações, estamos mobilizados para participar de diversos eventos, conferências e reuniões. Temos certeza de que isso certamente refletirá em nossas ambições e em melhores soluções para nossos clientes.

Acompanhem nosso time por aqui e façam também parte desse compromisso pelo clima!