Tributário

Conheça o Brazil Tax Conference 2023

Conversamos com Frederico Fonseca sobre o Brazil Tax Conference e sua edição 2023, que acontece em São Paulo no dia 28 de setembro. Em quatro perguntas, ele apresenta o evento organizado pela Exchange Ideas em parceria com o Rolim Goulart Cardoso, assim como seu histórico e importância para o direito tributário. Confira!

Como surgiu a parceria com a Exchange Ideas?

FF: A Exchange Ideas é uma instituição sem fins lucrativos que atua como uma espécie de plataforma de difusão do conhecimento, promovendo conferencias internacionais com temas relacionados ao Direito Tributário internacional, compliance e planejamento fiscal. O seu idealizador, Prof. Dr. Roland Pfister, é um advogado e consultor tributário baseado na Suíça, membro de vários conselhos de administração e professor da Universidade de Lucerna.

Há cerca de 10 anos atrás, o Dr. Roland nos procurou para sermos parceiros exclusivos da Exchange Ideas no Brasil. A partir de então, ele se tornou um parceiro de trabalho do escritório, além de um grande amigo, e foi assim que surgiu a nossa ideia de organizarmos juntos o Brazil Tax Conference (BTC).

Como você resumiria o evento para quem ainda não o conhece?

FF: O BTC é um dos principais eventos de Direito Tributário do Brasil e uma oportunidade única para os profissionais do Direito que querem se manter bem atualizados, fazer networking de qualidade e conhecer melhor a legislação tributária de outros países.

Estamos sempre atentos para as mais recentes alterações da legislação tributária doméstica e internacional, oferecendo para os participantes temas de alto nível, através de palestras proferidas por profissionais renomados do Brasil e do exterior. O evento acontece tradicionalmente em São Paulo, em formato exclusivamente presencial, e atualmente está em sua 5ª edição, sendo que, no período da pandemia, realizamos um evento 100% online.

O que os participantes desse ano podem esperar?

FF: Os melhores palestrantes e a oportunidade de se atualizar sobre os temais mais relevantes da tributação no Brasil e no exterior, como por exemplo a Reforma Tributária do Consumo que está tramitando no Congresso Nacional; as últimas mudanças na legislação tributária brasileira dos Preços de Transferência; as novas regras de tributação dos investimentos das pessoas físicas no exterior; a tributação da economia digital; entre outros.

Além disso, estamos trazendo palestrantes do México, da Suíça e de Liechtenstein para apresentarem estudos de casos práticos abordando as oportunidades de planejamento tributário existentes nesses países, com foco nos brasileiros de alta renda que desejam investir no exterior.

Para terminar, o que o mercado jurídico ganha com um evento desse porte?

FF: Acredito que eventos dessa envergadura contribuem de forma positiva para promover o Brasil no cenário tributário mundial, favorecendo o intercâmbio entre os países e colocando o país no mapa dos negócios internacionais.

Como o próprio nome do nosso parceiro diz, a ideia é “trocarmos ideias” sobre as práticas tributarias dos países, disseminando o conhecimento na comunidade acadêmica e profissional.

Após este evento no Brasil, viajaremos para o Uruguai e para o México, para realizar conferencias similares, com este mesmo objetivo de difundir o conhecimento adquirido ao longo de anos de prática no setor.

Para saber mais sobre o evento e realizar a sua inscrição, clique aqui.