Brasil é o 4º maior destino de investimentos externos do mundo em 2019

Em meio a um cenário de estagnação do fluxo de investimentos em 2019, Brasil torna-se o quarto maior destino de investimentos externos do mundo. Essas são as informações do “Monitor de Tendências de Investimento”, publicação da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), do último dia 20 de janeiro.

De acordo com o monitoramento, o investimento direto estrangeiro no país cresceu 26% no ano passado, recebendo USD 75 bilhões, contra USD 60 bilhões em 2018, fazendo o Brasil subir da sexta para a quarta posição mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, com USD 251 bilhões, da China, com USD 140 bilhões, e de Cingapura, com USD 110 bilhões.

Parte da alta de tais investimentos deve-se ao programa governamental de privatizações, lançado em julho passado como parte dos esforços da Administração Pública para acelerar a economia.

Em 2020, a expectativa do órgão, segundo dados preliminares, é de que os investimentos estrangeiros no Brasil continuem a crescer, impulsionados pela continuação dos desinvestimentos do Governo Federal em favor da iniciativa privada, e pela projeção de investimentos do país em projetos relacionados ao meio ambiente, maior do que o dobro na comparação com 2018, especialmente nas áreas de energia renovável e indústria automotiva.